segunda-feira, 8 de março de 2010

Olimpíadas de Inverno - Vancouver 2010


Os Jogos Olímpicos de Inverno reúnem modalidades disputadas no gelo e na neve, com a participação dos melhores atletas do mundo representando os seus países. A competição, considerada a mais importante dos esportes de inverno, é disputada a cada quatro anos, após a eleição no COI (Comitê Olímpico Internacional) da cidade-sede.


Desde 1908, alguns esportes na neve eram disputados junto com os Jogos Olímpicos de Verão. A primeira Olimpíada de Inverno foi organizada em 1924, na cidade francesa de Chamonix, com o nome de Semana Internacional de Desportos de Inverno, para reunir praticantes de esportes como bobsled, curling, patinação no gelo, hóquei no gelo, combinado nórdico, esqui cross-country, entre outros.


O evento, porém, não teve o aval do COI, preocupado com o elitismo das modalidades no gelo ou na neve. Apesar disso, o Comitê decidiu dois anos depois considerar Chamonix como a primeira Olimpíada de Inverno, devido ao enorme sucesso do evento.


Até 1936 os Jogos de Verão e de Inverno eram disputados no mesmo país e no mesmo ano. Após a Segunda Guerra Mundial (que causou o cancelamento de duas edições), os Jogos passaram a ser sediados em países diferentes. Apenas em 1986, porém, a data dos Jogos de Inverno foi separada dos de Verão, ambos acontecendo em anos pares.


A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno foi apenas em 1992, sempre presente desde então. Nestas cinco participações, o melhor resultado brasileiro foi o de Isabel Clark em Turim-2006, com a nona colocação no snowboard.


O maior vencedor dos Jogos Olímpicos de Inverno é a Noruega, com um total de 280 medalhas, sendo 98 de ouro. Em segundo, os Estados Unidos, com 216 medalhas, 78 de ouro. O país que mais recebeu os Jogos foram os EUA, com quatro competições. Apenas dez nações já sediaram o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário